2008
O Professor Augusto Cançado Trindade foi eleito na última quinta-feira (06/11) juiz da Corte Internacional de Justiça a principal corte judicante da Organização das Nações Unidas. Tomará posse do cargo em 2009, permanecendo por nove anos.
Cançado é professor de Direito Internacional Público na Universidade de Brasília e do Instituto Rio Branco; Ph.D. em Direito Internacional pela Universidade de Cambridge; foi Juiz e Ex-Presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Ex-Consultor Jurídico do Ministério das Relações Exteriores do Brasil; Membro Titular do Institut de Droit International e do Curatorium da Academia de Direito Internacional da Haia; Membro das Academias Mineira e Brasileira de Letras Jurídicas.
Grande nome do Direito Internacional Público no Brasil e no Mundo, segundo nota oficial do Itamaraty, a votação do professor Cançado Trindade na Assembléia Geral foi a maior da história das eleições para a Corte.
Cançado Trindade teve o apoio de 163 membros da Assembléia Geral das Nações Unidas e de 14 membros do Conselho de Segurança da ONU.
O Estatuto da Corte Internacional de Justiça (art. 2º ao 33), anexo à Carta da ONU de 1945, determina o procedimento de eleição dos quinze juízes que compõe esse importante órgão internacional e a sua organização interna.
Esse importante acontecimento consolida a tradição brasileira de sempre contribuir para a Comunidade Internacional com grandes Mestres e demonstra a excelência brasileira no estudo e desenvolvimento do Direito Internacional.
Votos de estima e consideração ao Professor Cançado.
Parabéns a todos pela busca do conhecimento.
Grande abraço.
Prof. Ahyrton Lourenço